Acolher e Inserir é nossa Missão, Transformar vidas é nossa marca.

Add Facebook

ASAB - Associação Solidários Amigos de Betânia

Freguesia - Jacarepaguá - RJ

Unidade - Loreto

ASAB

A unidade Betânia - Loreto é a sede da Associação com 50 vagas para homens, conta com assistência psico-social e trabalho de recuperação em dependência química e alcoolismo,

Ao chegar, o assistido passa por cinco módulos motivacionais e, durante nove meses, tem a interação e seu processo de reinserção na sociedade.

Depois do programa de reinserção social, alguns chegam a voltar para a ASAB, mas agora para trabalhar como voluntários ou como funcionários. 


Todo esse trabalho é embasado na espiritualidade através da catequese de adultos com leituras bíblicas. Hoje a ASAB tem consultório médico, técnicos em dependências químicas, psicólogos, assessoria jurídica, professores de artesanato, recreação e espaços como o salão multiuso.


Como parte das atividades desenvolvidas da sede Freguesia, foi criado o Núcleo Betânia Elizeu Monteiro, denominado NBEM. O nome é em homenagem ao primeiro acolhido atendido pela ASAB, no ano de 2000. Funciona com atendimento a 10 homens, em processo de reinserção social, já inseridos no mercado formal de trabalho, até que com seus primeiros rendimentos estejam aptos a residirem em suas próprias moradias.


ASAB - Loreto Freguesia

“Tudo isso se deu pela soma da solidariedade das pessoas que acreditaram no projeto e não pouparam seus esforços para transformar esse sonho numa realidade restauradora de vidas”.




VALORES / PRINCÍPIOS

Trabalhamos no resgate de valores essenciais, tais como: autonomia, saúde integral, respeito e direito à vida, resgate da autoestima, exercício de direitos e cidadania, prática da fraternidade e justiça, igualdade de direitos e solidariedade.

Ao estabelecermos parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - SMDS, passamos a integrar a rede socioassistencial, contribuindo para a viabilização das diretrizes, objetivos e metas preconizadas segundo as normativas que regem a Política de Assistência Social, tais como, a Lei nº 11.258 de 2005 onde inclui, no parágrafo único do Artigo 23 da LOAS, a prerrogativa de que, na organização dos serviços da Assistência Social, deverão ser criados programas destinados às pessoas em situação de rua. Visando também a Portaria MDS nº 381, de 12 de dezembro de 2006 do MDS que assegura recursos do cofinanciamento federal para municípios com mais de 300.000 habitantes com população em situação de rua, visando apoio à oferta de serviços de acolhimento destinados a este público. E dentro da proposta da Resolução do Conselho Nacional de Assistência Social -CNAS nº 109, de 11 de novembro, de 2009, que aponta a tipificação para os serviços socioassistenciais.


 

Projetos ASAB