Novembro 2018
O Papa Francisco lança, pelo segundo ano, O dia mundial do pobre (18/11/2018). Com o lema: " Este pobre clama e o Senhor o escuta (SL 34,7), O Papa almeja que todos os cristãos mostre o olhar de misericórdia junto aos mais pobres e excluídos da sociedade. Na Betânia , os acolhidos participaram de diversas atividades na Semana do Pobre (10 a 18/ 11). O painel acima retrata os sentimentos dos acolhidos no início da intensa semana de reflexões sobre os mais necessitados.
Correspondendo ao pedido do Santo Padre, a Diocese de Coimbra celebra o II Dia Mundial dos Pobres, a 18 de novembro, no Convento de Santa Clara a Nova, em Coimbra. O local escolhido pretende trazer para a atualidade o testemunho da Rainha Santa Isabel, ícone do amor aos pobres na cidade de Coimbra e em Portugal. Esta celebração destina-se aos dirigentes, associados e colaboradores das instituições católicas de ação sócio-caritativa, irmandades das Misericórdias, grupos de ação social e agentes da pastoral da caridade em geral.
Audiência Pública na Câmara dos Vereadores no Município Rio de Janeiro. Diversas instituições marcaram presença na Audiência Pública. Este evento fez parte da semana do pobre onde assuntos foram abordado sobre a situação do pobre na realidade do mundo. O evento foi promovido pela Igreja Católica e teve a presença de religiosos , vereadores e o povo reivindicando seus direitos
É o protagonismo dos diversos segmentos excluídos da sociedade. Betânia se fez presente e lutou por mais dignidade pelos moradores em situação de rua.
A Betânia esteve presente no Fórum do dia Mundial. Dos Pobres que aconteceu nas dependências da Arquidiocese do Rio de Janeiro onde diversos grupos se reuniram e debateram sobre a situação pobreza
Alguns profissionais da equipe multidisciplinar marcaram presença no evento.
13 de novembro
Em um dos momentos mais tocantes na semana do pobre, foi a presença da igreja na Cracolândia no Rio de Janeiro.
Diversos grupos que apoia população de rua estavam representados.
Betânia esteve presente onde alguns profissionais viram a dura realidade do local onde jovens, adultos e crianças se drogam o dia inteiro inteiro.
13 de novembro
Ainda como atração da semana do pobre, o Vicariato de Jacarepaguá promoveu este evento de aprofundamento da Carta do Papa direcionada aos cristãos sobre o dia mundial do pobre. Irmã Elci faz a leitura orante usando o documento do Papa. Inclusive para ilustrar mais o encontro foi encenado um pequeno teatro dos acolhidos da Betânia sobre o tema.
Encerramento da manhã catequética.
Uma Missa foi celebrada concluindo a excelente palestra ministrada pela manhã.
Dia Mundial do Pobre. Domingo 18 de novembro de 2018.
A Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro promoveu uma ação de cidadania onde as instituições que trabalham com população de rua escutaram e fizeram encaminhamentos. Betânia estava presente orientando os que desejavam entrarem tratamento e se livrar do vício. Além das instituições, ações de banho, corte de cabelo foram oferecidas, inclusive café da manhã e almoço.
No dia Mundial do Pobre houve a missa oficial celebrada por Dom Joel Portella, Bispo Auxiliar. Dom Joel sabiamente levou os presentes a uma profunda reflexão sobre os irmãos que sofrem e fala sobre a responsabilidade de cada um como cristão batizado. No final da Missa o Cardeal Dom Orani João Tempestade inaugurou e abençoou oficialmente a estátua Jesus Sem Teto, que foi um presente do Papa Francisco. A estátua lembra bem a população de rua que vive largada a margem da Sociedade.