“DEUS NO ESPORTE É SAÚDE GARANTIDA”

Add Facebook

ASAB - Judô

PROJETO SOCIAL

5 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO JUDÔ:

1º - CONSCIÊNCIA - Estar consciente de suas forças e fraquezas, e observar de forma crítica o ambiente a sua volta. Antes de executar um ataque, deve observar e avaliar o peso, a força, a constituição, os pontos fortes e o temperamento do seu oponente.

2º - INICIATIVA - Tomar a iniciativa na disputa. Ataque antes de se defender. Avalie o oponente, mas não perca tempo.

3º - DECISÃO - Considere tudo, aja com decisão, não tenha dúvidas na hora de executar o golpe. Agir com decisão é agir sem hesitação e sem duvidar de ser bem sucedido.

4º - SABEDORIA - Tomar a iniciativa de parar. Quando seu objetivo for alcançado, está na hora de parar, ou seja, se aplicar um golpe e der certo pare de aplica-lo, porque já foi executado de forma correta.

5º - ÉTICA - É a essência do Judô. Não fique vaidoso com a vitória e nem desanimado com a derrota. Um dia você perde, mas no outro você vence, e assim por diante. Tenha cautela quando tudo estiver calmo, e não tenha medo quando o perigo te ameaçar. Importante: O aluno do Judô deve manter esses 5 princípios sempre em mente. Descobrirá que os benefícios são imensos quando aplicados na vida cotidiana, tanto na escola, no trabalho ou em qualquer outra área da sociedade.

JUDÔ - Arte marcial criada pelo Mestre Jigoro Kano em Fevereiro de 1882, a partir de antigas técnicas de Jujutsu. Significa “O Caminho da Gentileza” ou “O Caminho da Suavidade”, que é desenvolver um treinamento para que as pessoas aprendam a resolver seus conflitos de maneira harmônica e suave. Também significa “Máxima eficiência com um mínimo de esforço”. É necessário, primeiro, ceder para finalmente obter a vitória.

O Judô pode ajudar muito no controle emocional de pessoas nervosas. O treinamento é muito benéfico para quem não tem autoconfiança. O Judô nos ensina a buscar a melhor atitude a ser tomada, não importando as circunstâncias, e ajuda-nos a compreender que a preocupação é um desperdício de energia. Os ensinamentos do Judô dão a todos os indivíduos o mesmo potencial para o sucesso, tirando-os da letargia e do desânimo, e levando-os a um estado de atividade vigorosa. A pessoa descontente crônica também pode se beneficiar com a prática do Judô, porque descobre que o estado negativo de sua mente vai contra o princípio da eficiência máxima, e que viver de acordo com esse princípio é a chave para atingir um estado mental confiante.

O Judô é uma disciplina física e mental, e suas lições podem ser aplicadas na nossa vida cotidiana. Qualquer que seja o objetivo, ele é mais facilmente alcançado através do uso, com máxima eficiência, da mente e do corpo. Através do Judô, as pessoas alcançam, individual ou coletivamente, seu estado espiritual mais elevado, ao mesmo tempo desenvolvem seus corpos e aprendem as artes de ataque e defesa.